NOTA DE PESAR pelo Falecimento do Papa Francisco

É com profundo pesar que a Fraternidade Secular Charles de Foucauld lamenta o falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco. Sua vida e ministério foram marcados por uma dedicação exemplar à fé, à justiça e à caridade, inspirando milhões de pessoas ao redor do mundo.

O Papa Francisco, com sua humildade e compaixão, trouxe luz e esperança em tempos de desafios e transformação. Seu compromisso com os pobres e marginalizados, bem como sua incansável busca pela paz e pela unidade, serão eternamente lembrados e reverenciados.

Lembramos com imensa alegria que durante seu pontificado o irmãozinho universal Charles de Foulcauld recebeu nos altares da Igreja o reconhecimento de sua santidade e do seu testemunho de fé. Papa Francisco sempre se referia nas suas encíclicas ao testemunho desse grande mestre da fé tomando-o como exemplo de simplicidade, diálogo e amor aos pobres. Recordamos com imensa gratidão suas palavras ao concluir a encíclica Fratelli Tutti: “o seu ideal de uma entrega a Deus encaminhou-o para uma identificação com os últimos, os mais abandonados no interior do deserto africano” (FT 287). Assim como o irmão Carlos e Francisco de Assis, Papa Francisco tornou-se um irmão universal e mensageiro da paz.

Neste momento de tristeza, oferecemos nossas orações e solidariedade a todos os irmãos e irmãs e a todos os fiéis que, como nós, sentem a perda de um líder espiritual tão querido. Que seu legado continue a iluminar nossas vidas e guiar nossos corações ao caminho da fraternidade e do amor. Levaremos em nossos corações seu legado, bem como não esqueceremos seu testamento espiritual, o qual expressou o desejo de ser sepultado numa cripta simples, e com os dizeres “Franciscus”. Profético, profundo, espiritual e desafiante ao presente e futuro da Igreja.

Que Deus o acolha em Sua infinita misericórdia.

Fraternidade Secular Charles de Foucauld do Brasil

Brasília, 21 de abril de 2025.



Veja também nossos boletins (clique na imagem)







Postar um comentário

0 Comentários